sexta-feira, 6 de março de 2009

" Adolescência: a pais e cuidadores"

A adolescência refere-se aos aspectos psicológicos que acompanham a mudança física da criança.
Inicia-se com a puberdade que envolve os aspectos fisiológicos, que compreendem as mudanças corporais e hormonais. Para as meninas as mudanças físicas, normalmente iniciam-se entre 09 a12 anos e para os meninos entre os 11 e 13 anos. Há a perda do corpo infantil.
Em função do rítmo acelerado do crescimento, é normal o jovem descansar e dormir bastante. Nessa fase, precisa de mais descanso do que quando tinha 09 ou 10 anos. caso tenha a oportunidade de praticar uma atividade esportiva que goste é excelente, para melhorar sua disposição e aprender a reconhecer e lidar com os limites de seu " novo" corpo.
Os pais ou um adulto próximo ( que é o cuidador) deve estabelecer um vínculo de confiança para que o jovem perceba que não está sozinho e sinta-se aceito e respeitado. Se este vínculo for estabelecido na infância, o relacionamento é mais saudável ainda. Auxilia-o a reconhecer seus pontos fortes e suas habilidades, fortalecendo sua auto estima.
O jovem deve sempre ser orientado que todas as suas ações trazem consequências. Deve ser incentivado a enfrentar seus problemas e a valorizar seus verdadeiros amigos.
Suas emoções podem de um momento para o outro transitar entre a alegria - tristeza- raiva- medo- desapontamento- apatia-euforia, etc... Permita que o jovem expresse seus sentimentos. cuidado para não precipitar-se em julgamentos, conselhos ou soluções inoportunas. Às vezes é necessário apenas ouví-lo. Conversando sobre os sentimentos dele ( não necessariamente sobre a situação que provocou esses sentimentos). Você pode auxiliá-lo a aprender a lidar inteligentemente com esses sentimentos e a solucionar problemas de forma construtiva.
Fique atento caso perceba mudanças de hábitos, comportamentos ou rotina do jovem. Se isso ocorrer, converse com ele sobre esse assunto, mostrando sua preocupação com más companhias, bebidas ou drogas.
A educação sexual deve ser iniciada na infância, preferencialmente pelos pais ou cuidador. Já na puberdade é importante que o jovem conheça a anatômia do corpo e a fisiologia da reprodução. E também saber sobre as atitudes e responsabilidades relacionadas ao sexo, incluindo gravidez precoce, doenças sexuais.
É muito saudável participar de uma comunidade religiosa para o jovem aprender sobre sua espiritualidade. A fé é um combustível insubstituível em nossa vida.
E a famosa dúvida: " o que vou ser quando crescer"? gera insegurança e expectativas. O jovem terá a difícil tarefa de identificar em qual área vai dedicar sua vida profissional. Encaminhá-lo a um Consultório de Psicologia para algumas sessões de Orientação vocacional, já no primeiro ou segundo ano do Ensino Médio, é um apoio para que ele tenha um espaço onde tratar esse assunto e ter o tempo necessário até o final do terceiro ano para que possa pesquisar e amadurecer sua decisão.
O adolescente oscila entre o velho e o novo, enquanto busca um caminho com o objetivo de " sentir-se pessoa".

Sugiro a leitura do livro: " Adolescentes - Quem ama educa - Autor Içami Tiba ( lançado em setembro/2005).


Mariana Binda Anacleto Morais
Psicóloga Clínica

Nenhum comentário: