domingo, 2 de maio de 2010

Depressão: doença da alma

Como nuvem sombria e carregada, a depressão alastra-se pelo mundo, atingindo crianças, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as raças, independentemente de classe social, cultura ou condição econômica.
De caráter complexo, as causas da depressão foram bem estudadas e definidas - tanto as de origem biológica quanto psicológica, incluindo aquelas de origem sociocultural.
Os doentes depressivos enxergam o mundo com pessimismo e desesperança, porque se encontram esvaziados de sentimentos, assaltados pelo desestimulo, manietados pela prostração e amordaçados em sua vontade.
A tristeza e a incapacidade de sentir prazer constituem, para o portador da doença, o alimento de todas as horas a envenenar-lhe o sentido da vida : A ideia da morte ronda-lhe os dias e, em seu fascínio, insinua-se como solução única e premente para a sua agonia e aflição.
Como mostram as estatísticas, a expectativa de sobrevivência para esses pacientes vai-se reduzindo consideravelmente, não apenas por sua predisposição ao suicídio, mas também por causa das enfermidades que se manifestam associadas à depressão, ora contribuindo para sua eclosão, ora piorando o seu prognóstico.
A doença depressiva é bem reflexo dessa enfermidade profunda que assola o ser humano, em sua realidade maior.


Autor: Dr.Francisco Cajazeiras
Texto retirado do livro: Depressão doença da alma.


No mundo tão conturbado que vivemos, a depressão se torna uma das doenças que mais afetam milhares de pessoas. Quando diagnosticada corretamente, é possível, através de tratamento médico e Psicoterapico, que a pessoa possa enfrentar esse mal e conduzir sua vida de forma adequada.
Portanto vamos ficar atentos.


Postagem:
Roseli Elizete Falato
Psicologa/Psicopedagoga

Nenhum comentário: