sábado, 26 de fevereiro de 2011

Falando de educação, falando de amor!!!


Talvés tenha a vaga pretensão de iniciar o ano de 2011 com uma mensagem de amor.

Amor a vida, a natureza, ao seu humano.

Amor incondicional.....

Tenho observado que as pessoas estão muito individualistas. Pensam no sucesso a qualquer preço, sem tempo para a família, para a vida, para si mesmo.

Nessa correria do dia a dia deixamos de prestar atenção nas coisas simples, mas que fazem toda a diferença.

A luz do sol que nos recebe pela manhã, o canto dos pássaros que enche nossos ouvidos da mais pura e linda sinfonia, da flor que insiste em desabrochar no asfalto, no olhar das crianças, no sorriso que aquele desconhecido insiste em nos oferecer, mas que nem tomamos conhecimento.

O tempo passa tão rápido, numa velocidade assustadora e nós o perseguimos com a mesma pressa, mas para que?

Aonde vamos chegar com essa pressa toda?

O que estou deixando de viver correndo atrás do tempo?

O que me adianta o conforto, se não tenho o afeto daqueles que convivem comigo?

De que me adianta criticar se não faço nada para mudar?

De que me adianta trabalhar tanto, colocando muitas vezes minha saúde em risco?

De que adiantam as palavras se minha atitudes contrazidem tudo que digo?


Vamos parar um pouco!

Olhe a sua volta. Você é feliz? Você faz feliz aqueles a quem ama?

Aposto que você não consegue responder. Sabe porque?

Porque tem pressa demais!

Porque não olha para si mesmo, não ouve o seu coração!


Você tem filhos?

Você sabe o que ele fez hoje? Onde ele esteve? Com quem ele estava?

Você parou para ouvi-lo?

Você olhou em seus olhos e disse o quanto o ama?

Não?


Então pare tudo o que está fazendo!


Você está perdendo uma grande oportunidade!

Eu sei o que você vai me dizer:

Que trabalha duro para lhe dar uma boa educação. Um ótimo colégio, aulas de inglês, natação, kumom e tudo o mais que você acha necessário para torná-lo uma pessoa preparada para o mundo competitivo, porque é assim que vivemos hoje.

Mas eu te pergunto?

Você está ensinado seu filho a respeitar o próximo, a lidar com as frustrações, a assumir seus erros, a ser responsável? A amar?

Não?


Você já parou pra pensar que tipo de pessoa gostaria que seu filho se tornasse?


Então pare!

Claro que quando podemos dar aos nossos filhos o melhor, devemos fazê-lo, mas não vamos esquecer jamais que o amor não se aprende nos livros, nos cursos.

O amor se aprende na convivência familiar. No olhar mais demorado, na correção necessária na hora certa, não apenas nas palavras, mas nas nossas atitudes.

O amor se aprende amando!


Vamos fazer desse ano o início de um mundo melhor?

É isso que desejo a todos!





Roseli Elizete Falato

Psicóloga/Psicopedagoga

Nenhum comentário: